Scania

Scania 30 G elétrico será produzido no Brasil a partir de 2027

A Scania anunciou que seu primeiro cavalo-mecânico 100% elétrico produzido no Brasil, o Scania 30 G, começará a ser fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP) em 2027. O modelo, que será movido a bateria, foi apresentado oficialmente durante o Climate Day, evento global promovido pela montadora para discutir sustentabilidade em todas as suas unidades.

O CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski, destacou que a produção do novo caminhão faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2 bilhões para o período de 2025 a 2028. Embora não tenha revelado o montante exato direcionado ao projeto do 30 G, ele confirmou que a planta brasileira será atualizada para receber a nova tecnologia.

Testes começam em 2026

Antes da produção nacional, o modelo será importado da Suécia para testes reais com transportadoras brasileiras a partir de 2026. Segundo o diretor de desenvolvimento da Scania Brasil, Marcelo Gallao, essa fase será essencial para validar a operação do veículo nas condições brasileiras. Uma das primeiras unidades foi adquirida pela Reiter Log, com entrega prevista para o próximo ano.

Nacionalização de componentes e acesso ao Finame

A Scania planeja atingir 60% de nacionalização de peças no novo caminhão elétrico, o que permitirá que clientes possam financiar a compra do 30 G por meio das linhas do Finame, do BNDES. Para isso, a fabricante já negocia com fornecedores locais de baterias e estuda replicar a estratégia de múltiplos parceiros usada em sua linha a combustão, garantindo segurança de abastecimento e continuidade da produção.

Caminho sustentável

O novo Scania 30 G não será o primeiro veículo elétrico da marca a circular no Brasil. Em 2023, dois caminhões elétricos semipesados do modelo P25 foram importados para atender a PepsiCo em suas operações de distribuição urbana. O 30 G, no entanto, será o primeiro elétrico nacional com aplicação em longas distâncias.

Além disso, o projeto do caminhão compartilha diversos componentes com o ônibus elétrico que já começou a ser montado na fábrica brasileira, sinalizando a consolidação da eletromobilidade dentro da estratégia da Scania para o país.

Com a chegada do Scania 30 G, o mercado de transporte de cargas no Brasil entra em uma nova era, unindo inovação, sustentabilidade e incentivo à produção nacional.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto