Médico explicando ao paciente como funciona o exame de Próstata. Foto: Freepink
A saúde do homem ainda é um tema cercado de tabus, especialmente quando se fala em prevenção. Um dos exames mais importantes para a saúde masculina é o exame de próstata, fundamental na detecção precoce do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil. Entre os profissionais que mais negligenciam esse cuidado, os caminhoneiros estão no topo da lista — e isso precisa mudar.
O estilo de vida dos caminhoneiros exige muito do corpo. Longas horas sentado ao volante, alimentação desregulada, pouco acesso a exames médicos periódicos e o estresse da rotina contribuem para o aumento de riscos à saúde — inclusive da próstata.
Além disso, a maioria dos motoristas profissionais é composta por homens acima dos 40 anos, faixa etária em que o risco de câncer de próstata aumenta significativamente.
O diagnóstico precoce do câncer de próstata é feito principalmente por dois exames:
Ambos são simples, rápidos e, quando feitos com regularidade, aumentam muito as chances de cura caso a doença seja detectada.
Entre os caminhoneiros ainda há muito preconceito com o exame de toque. Porém, é preciso quebrar esse tabu. Cuidar da saúde não é sinal de fraqueza — é um ato de responsabilidade consigo mesmo e com a família. A prevenção salva vidas e permite que o profissional continue na estrada com saúde, segurança e qualidade de vida.
Você que transporta o Brasil todos os dias, também merece ser cuidado. Faça seus exames regularmente. Consulte o médico, converse com colegas e leve esse assunto a sério. A saúde não pode ficar para depois — nem mesmo na próxima parada.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário