Caminhão

Foton retoma produção no Brasil e aposta em caminhões nacionais para conquistar transportadores

Depois de anos com presença discreta no mercado brasileiro, a montadora chinesa Foton Caminhões voltou com força total em 2025. A marca acaba de retomar a produção nacional por meio de uma parceria com a Agrale, em Caxias do Sul (RS), onde está montando uma nova linha de caminhões com peças importadas e montagem local no regime CKD (completely knocked down).

Com a produção nacional, a Foton passa a oferecer caminhões mais competitivos no país, com destaque para os modelos semileves e médios, como o Aumark S 315, S 715, S 1016, além do semipesado Auman D 1722, todos voltados para o transporte urbano e regional. Os veículos vêm equipados com motores Cummins e transmissão ZF, consagrados por sua robustez e economia.

Nova fase e promessas de crescimento

A nova planta tem capacidade para produzir até 5.000 caminhões por ano, e a expectativa é atingir esse ritmo de produção até o final de 2025. Além disso, a marca promete ampliar sua rede de concessionárias, passando das atuais 36 para cerca de 80 pontos de atendimento em todo o Brasil.

“A Foton voltou para ficar. Estamos investindo forte para oferecer veículos modernos, com baixo custo de manutenção e voltados para o que o transportador brasileiro realmente precisa”, afirmou um representante da montadora durante a inauguração da linha de montagem.

Caminhos sustentáveis e picapes híbridas

A nova fase da Foton no Brasil também vem acompanhada de novidades em mobilidade sustentável. A empresa anunciou que pretende lançar até o final de 2025 uma linha de picapes híbridas da família Tunland, com motorização diesel e elétrica, reforçando seu compromisso com a transição energética no setor de transporte.

Além disso, a marca já iniciou testes com o caminhão elétrico iBlue, voltado principalmente para operações urbanas de curta distância, como entregas de última milha e coleta de resíduos.

Histórico de idas e vindas

A trajetória da Foton no Brasil tem altos e baixos. A montadora chegou ao país com grandes planos no início da década passada e chegou a iniciar produção em Guaíba (RS), mas interrompeu as atividades em 2019, após dificuldades na operação e baixa competitividade frente aos rivais tradicionais. Com a nova estratégia de produção em parceria com a Agrale, a expectativa é que a Foton consiga consolidar sua presença no mercado nacional.

A retomada da produção local marca um novo capítulo na história da Foton no Brasil. Com foco em eficiência, custo-benefício e ampliação da rede de atendimento, a montadora mira em transportadoras e autônomos que buscam alternativas viáveis frente aos preços elevados dos modelos tradicionais. Se a promessa de durabilidade, desempenho e economia se confirmar, a Foton tem tudo para se destacar na disputa pelos frotistas brasileiros.

Esta postagem foi publicada em 26 de junho de 2025 07:36

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto