Lula em visita a petobras. Foto: Agência Brasil
O governo federal deve aprovar nesta quarta-feira (25/6) um novo aumento na mistura de etanol anidro na gasolina vendida nos postos. A proposta é elevar o percentual atual de 27% para 30%. A decisão será debatida durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), da qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará.
Além disso, o governo também deve discutir o aumento da mistura de biodiesel no diesel, passando de 14% para 15%.
O Ministério de Minas e Energia (MME) acredita que a medida pode ajudar a conter o preço dos combustíveis para o consumidor final, já que o etanol é produzido internamente e, portanto, menos suscetível às variações do mercado internacional, como os efeitos de crises no Oriente Médio.
Outro ponto destacado é a intenção de fortalecer o uso de fontes renováveis e diminuir a dependência brasileira dos combustíveis fósseis. Com isso, espera-se também uma redução nas emissões de gases poluentes e um estímulo à economia nacional, especialmente para os setores de cana-de-açúcar e biodiesel.
A proposta já vinha sendo analisada desde o início do ano. Em fevereiro, o governo havia decidido manter a mistura do biodiesel no diesel em 14% para evitar impactos nos preços dos alimentos. Agora, com cenário mais estável, o tema volta à mesa.
Se aprovadas, as mudanças começarão a valer em breve, e poderão ter impacto direto no valor da gasolina e do diesel nos postos, além de fortalecer a indústria de biocombustíveis no país.
Esta postagem foi publicada em 25 de junho de 2025 08:38
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário