Combustível que foi desviado por funcionário publico. Foto: reprodução
Na tarde desta quinta-feira (12), uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) resultou na prisão de um servidor público de São Joaquim, na Serra Catarinense, suspeito de cometer peculato, crime que consiste no desvio ou uso indevido de bens públicos.
De acordo com a PCSC, o servidor — que atua na administração municipal — já estava sendo monitorado. Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam dois galões contendo cerca de 40 litros de óleo diesel, além de outros cinco recipientes com vestígios do mesmo combustível. Um celular também foi recolhido para análise, e deve auxiliar no andamento das investigações.
A operação faz parte de um inquérito que apura o desvio de combustível de veículos oficiais da Prefeitura de São Joaquim, caracterizando uso indevido de recursos públicos.
Após a prisão, a Prefeitura divulgou uma nota oficial, na qual informou que iniciou procedimentos internos para apuração dos fatos e que está colaborando integralmente com a Polícia Civil.
“Lamentamos profundamente o ocorrido e reforçamos que a Prefeitura de São Joaquim não compactua com qualquer tipo de irregularidade ou desvio de conduta. Se for comprovada qualquer conduta ilegal, os responsáveis serão punidos nos termos da lei”, destaca o texto.
O prefeito José Teodoro de Sena Amaral também informou que estará pessoalmente na delegacia nesta sexta-feira (13) para acompanhar de perto o andamento das investigações.
O crime de peculato está previsto no artigo 312 do Código Penal Brasileiro e prevê pena de dois a doze anos de reclusão, além de multa. Casos como este representam sérios prejuízos aos cofres públicos e minam a confiança da população na gestão pública.
A Polícia Civil segue investigando para descobrir se há outros envolvidos no esquema de desvio de combustível.
Esta postagem foi publicada em 16 de junho de 2025 08:01
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário