
Caminhão de mineração da empresa Vale. Foto: reprodução
A Vale deu início a uma nova fase de testes para desenvolver caminhões off-road movidos a uma mistura de etanol e diesel, em uma iniciativa que promete transformar o setor de mineração. Em parceria com a Cummins e a Komatsu, a mineradora está comissionando uma célula de testes para adaptar motores já existentes ao modelo de combustível dual — parte do programa Dual Fuel.
O projeto é inédito para veículos dessa categoria e prevê o uso de até 70% de etanol no funcionamento dos caminhões, o que pode representar uma redução de até 70% nas emissões de dióxido de carbono (CO₂). Os caminhões envolvidos têm capacidade para transportar entre 230 e 290 toneladas de minério.
Os testes iniciais estão sendo realizados com o motor Cummins QSK60 e devem prosseguir até 2026, quando será iniciada a fase de testes de campo com os veículos operando em ambiente real de mina.
A mudança tem grande impacto ambiental, já que os caminhões fora de estrada são, atualmente, os maiores consumidores de diesel nas operações de mineração. Segundo Luke Mosier, líder do programa de inovação da Cummins, o diferencial do modelo dual fuel está na possibilidade de utilizar a infraestrutura já existente das mineradoras, aproveitando a frota e as equipes atuais com mínimo impacto operacional.
A iniciativa reforça o compromisso da Vale em buscar soluções sustentáveis para suas operações, alinhando tecnologia e preservação ambiental no processo de extração mineral.
Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…
A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…
A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…
Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…
Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…
Um caminhoneiro foi preso na tarde de sexta-feira (20/02/2026) após desobedecer uma ordem de parada e avançar o caminhão em…
Este site utiliza cookies.