Caminhoneiro está morando em caminhão. Foto: Globo
O caminhoneiro Manoel Azevedo, de 49 anos, está vivendo há mais de um mês dentro do próprio caminhão, estacionado no pátio de um supermercado em Teresina (PI), após um impasse com a empresa TDM Transportes. Ele afirma que não recebeu o pagamento referente às diárias pelos dias em que ficou aguardando autorização para descarregar uma mercadoria, após um atraso no agendamento.
Manoel chegou à capital no dia 5 de junho, e foi surpreendido com a informação de que o descarregamento da carga só ocorreria no dia 23 daquele mês. Desde então, permaneceu no caminhão, sem condições de retornar para casa, vivendo em condições precárias e contando com a solidariedade de outros motoristas que o ajudaram com alimentos e até com dinheiro para enviar à sua família.
“Estou vivendo no caminhão e só estou comendo porque outros caminhoneiros ficaram com pena e me ajudaram. A empresa não pagou nada e disse que só vai resolver com a Justiça”, relatou o motorista, visivelmente abalado.
Manoel também afirmou que se recusou a autorizar o descarregamento da carga até que o pagamento das diárias fosse realizado. Ele registrou um boletim de ocorrência e disse que recebeu a visita de um oficial de Justiça que solicitou o descarregamento. No entanto, parte da carga, com destino a Imperatriz (MA), ainda permanece no caminhão.
Segundo o caminhoneiro, a empresa prometeu enviar um documento de transbordo, necessário para passar a carga para outro veículo, mas até o momento não cumpriu. “Quando conseguir descarregar, vou tentar voltar pra casa. Só não sei como, porque não tenho dinheiro nem combustível”, desabafou.
Procurada pela TV Clube, a empresa TDM Transportes informou que o caso está sendo tratado judicialmente e preferiu não se manifestar publicamente.
O caso evidencia mais uma vez a precarização enfrentada por muitos caminhoneiros no Brasil, que, além das longas jornadas e da pressão por prazos, lidam com impasses que colocam em risco sua dignidade e sustento.
Esta postagem foi publicada em 5 de julho de 2025 07:45
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário