
Caminhoneiro sendo lesado pelo INSS. Foto: reprodução
Um número crescente de caminhoneiros aposentados tem sido vítima de um novo golpe envolvendo dados do INSS. Os criminosos estão utilizando informações pessoais dos beneficiários para realizar empréstimos consignados não autorizados, alterar dados cadastrais e até suspender benefícios temporariamente.
O golpe tem se espalhado por diversas regiões do país, e muitos dos afetados só descobrem a fraude ao notarem descontos indevidos nos extratos de pagamento ou ao tentarem acessar seus benefícios e encontrarem bloqueios injustificados.
Como resposta, o Instituto Nacional do Seguro Social orientou que os aposentados que enfrentam esse tipo de situação procurem atendimento presencial em agências dos Correios habilitadas com o serviço “Meu INSS”. Nessas unidades, é possível validar a identidade por biometria e solicitar a regularização dos dados.
João Batista, caminhoneiro aposentado de 62 anos, morador do interior do Paraná, relata ter tido dois empréstimos lançados em sua aposentadoria sem nunca ter feito a solicitação. “Foi um susto. Já vivemos com um valor apertado, aí ainda aparece desconto que não sabemos nem de onde veio”, desabafa.
Segundo especialistas, os caminhoneiros são alvos fáceis porque muitos não acompanham o extrato do INSS com frequência, e em muitos casos, têm dificuldade com acesso digital ou falta de orientação.
Quem identificar movimentações suspeitas no benefício deve:
A Federação Nacional dos Caminhoneiros Aposentados também emitiu alerta para que todos os profissionais da categoria fiquem atentos e compartilhem a informação com colegas de estrada.
Esta postagem foi publicada em 17 de julho de 2025 10:29
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário