Em mais uma ação de fiscalização de rotina, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma carreta em péssimas condições de segurança circulando na BR-324, nesta sexta-feira (18). O veículo, além de estar com quase 9 toneladas de excesso de peso, tinha parte dos freios traseiros inoperantes.
A abordagem aconteceu no km 599 da rodovia, durante uma operação voltada ao transporte de carga. A carreta Volvo foi parada pelos agentes, que constataram o isolamento do sistema de freio do semirreboque. As mangueiras de ar comprimido estavam amarradas, permitindo que o veículo circulasse mesmo sem o funcionamento adequado do sistema de frenagem traseira – um risco grave para todos na estrada.
A carga transportada, composta por 50 toneladas de terças de concreto, também apresentava risco: estava mal acondicionada, com partes posicionadas nas extremidades externas do compartimento de carga, o que poderia ocasionar acidentes caso algum item se desprendesse.
Diante das irregularidades, a PRF autuou o motorista e determinou a remoção do veículo para um pátio conveniado. A liberação da carreta só será autorizada após a correção de todas as infrações.
A PRF alerta que veículos em mau estado de conservação e com equipamentos de segurança comprometidos são potenciais causadores de acidentes graves. “Essa conduta é uma irresponsabilidade que pode custar vidas”, reforçou a corporação.

