A Prefeitura de Cachoeiro anunciou nesta segunda-feira (21) que identificou e vai acionar judicialmente o caminhoneiro que danificou o sistema de videomonitoramento da cidade no último sábado (19). O homem, que dirigia um caminhão guincho, foi flagrado por câmeras de segurança cortando intencionalmente, com um facão, os cabos que conectavam os equipamentos instalados na ponte municipal, no bairro Independência.
Segundo nota oficial da administração municipal, além da denúncia criminal já formalizada, o responsável também será alvo de uma ação judicial para ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público. O episódio, que interrompeu parte do serviço de vigilância urbana, comprometeu o monitoramento de segurança na região.
“Vandalismo contra o bem público é inaceitável. Todas as medidas legais cabíveis serão tomadas para garantir que os responsáveis sejam punidos exemplarmente”, diz o comunicado.
O ato, classificado pela prefeitura como criminoso, reacendeu o debate sobre a proteção dos equipamentos públicos e a importância do sistema de videomonitoramento no combate à criminalidade. Não foram divulgadas informações sobre a motivação do ato nem a identidade do suspeito até o momento.
A Prefeitura reforça que trabalha para restabelecer o serviço o quanto antes e reafirma seu compromisso com a segurança dos cidadãos.

