acidente

Motorista atacado por enxame de abelhas tomba caminhão no interior do Ceará

Na tarde deste domingo (17), um motorista de 36 anos passou por um momento de pânico na CE-265, entre os municípios de Tamboril e Catunda, no Ceará. Enquanto dirigia um caminhão carregado de eletrodomésticos, ele foi surpreendido por um enxame de abelhas, que invadiu a cabine, causando múltiplas picadas e levando o veículo a tombar após atingir um poste.

Socorro e primeiros cuidados

O motorista conseguiu sair da cabine tomado pelo pânico e, apesar das ferroadas, foi ajudado por outros motoristas que passavam pelo local. Um motociclista chegou a usar um extintor e água para aliviar as picadas do caminhoneiro. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Catunda, onde recebeu atendimento médico por escoriações leves e permaneceu em observação.

Controle do tráfego e retirada do caminhão

Agentes do BPRE (Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) de Catunda isolaram a área, realizaram o transbordo da carga e controlaram o trânsito. O trecho foi liberado já na segunda-feira (18), após a remoção do veículo acidentado.

O que fazer em caso de ataque de abelhas

Segundo orientações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE):

  • As abelhas podem atacar se se sentirem ameaçadas por ruídos, vibrações ou movimentos bruscos. É importante evitar essas ações perto da colmeia.
  • Se estiver a pé, afaste-se correndo em “zigue-zague”; se possível, mergulhe em água (rios ou lagoas) para dispersar o enxame.
  • Ao ser picado, retire os ferrões imediatamente, mas sem usar as mãos — utilize uma lâmina ou faca para isso.
  • Lave o local com água corrente sem esfregar, aplique gelo para reduzir o inchaço e, se disponível, use pomada com analgésico ou antialérgico. Procure atendimento médico o mais rápido possível.

Esta postagem foi publicada em 19 de agosto de 2025 09:04

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto