
Foto: Reprodução / ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou uma atualização tecnológica no Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) que promete revolucionar o transporte rodoviário de cargas. Por meio da Decisão SUROC nº 500/2025, publicada em 29 de agosto de 2025 no Diário Oficial da União, foi autorizado o uso do sistema de Reconhecimento Automático de Placas (OCR) para registro e validação do vale.
Guardado pela legislação federal desde 2001, o VPO garante que o pedágio seja pago antecipadamente pelo embarcador, não pelo transportador. O novo processo, baseado em leitura óptica de placas, reduz a necessidade de documentos físicos e automatiza o registro do benefício nas praças de pedágio, de forma ágil e segura.
O Banco Bradesco foi habilitado para operar com esse sistema inovador, juntando-se à Roadcard, que já tinha implementado a tecnologia.
Essa inovação ainda permite a integração com o sistema Free Flow, que oferece pedágio sem barreiras físicas, facilitando ainda mais o trânsito nas estradas brasileiras
Esta postagem foi publicada em 4 de setembro de 2025 10:16
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário