
Camara dos deputados. Foto: reprodução
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei (PL 178/25) que altera a Lei dos Portos, transferindo às administrações portuárias a responsabilidade de identificar e credenciar zonas ou estabelecimentos próximos aos portos que possam servir como pontos de parada e descanso para motoristas de caminhões de carga.
O relator, deputado Bruno Ganem (Pode-SP), apresentou um substitutivo que substitui a exigência original de instalação de infraestrutura nos portos — como estacionamentos, banheiros, áreas de descanso e restaurantes — por uma proposta mais viável, que leve em conta as limitações estruturais de muitos terminais. Ganem ressaltou que impor obrigações fora da capacidade real dos portos poderia perturbar a estabilidade regulatória, comprometer contratos vigentes e elevar tarifas, prejudicando a competitividade do comércio exterior brasileiro.
Apesar das modificações, o relator enfatizou a necessidade de garantir condições dignas aos caminhoneiros, que muitas vezes permanecem longos períodos aguardando cargas e descargas em ambientes precários, sem higiene ou segurança adequadas.
O projeto agora seguirá para análise nas comissões de Trabalho; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça. Se aprovado, seguirá à apreciação do Senado
Esta postagem foi publicada em 2 de setembro de 2025 10:06
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário