Caminhoneiro

Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 400 supera marca de 470 km de autonomia em teste no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou mais um avanço nos testes de longa distância com o caminhão elétrico eActros 400 à bateria, primeira geração. O veículo percorreu 476 km entre São Bernardo do Campo (SP) e Curitiba (PR) sem necessidade de recargas intermediárias, reafirmando sua posição como referência em autonomia entre caminhões elétricos no país.

O percurso foi realizado pela Rodovia Régis Bittencourt, com chegada no Posto Pelanda 27, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O eActros registrou velocidade média de 60 km/h e chegou ao destino com 9% da bateria restante, operando com Peso Bruto Total de 19.200 kg e carga líquida de 6.200 kg. A eficiência alcançada foi de 0,85 kWh/km.

Esse não foi o primeiro marco do modelo no Brasil. Em maio, o eActros 400 percorreu 442 km entre São Bernardo do Campo e o Rio de Janeiro com uma única carga, obtendo eficiência de 0,70 kWh/km e chegando ao destino com 30% da bateria.

Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, os resultados reforçam o protagonismo da marca na eletromobilidade. “O eActros atingiu um novo patamar, consolidando-se como o caminhão elétrico de maior autonomia no Brasil. Estamos vivendo uma nova era tecnológica e sustentável no transporte de cargas”, destacou.

Testes com clientes e aplicações no mercado brasileiro

Atualmente, a Mercedes-Benz conduz testes do eActros 300 e 400 com empresas brasileiras como Braspress, Suzano, AGL, Marimex e Ypê, além do caminhão leve FUSO eCanter, já utilizado em países da Ásia e Europa. O eActros é indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas, podendo receber implementos como baú carga seca, refrigerado e porta-pallets.

Produzido na Alemanha, o eActros pode alcançar de 220 a 400 km de autonomia dependendo da versão, aplicação e carga útil. O modelo vem equipado com até quatro packs de bateria de 112 kWh cada, motor elétrico com potência contínua de 330 kW (máxima de 400 kW), transmissão de duas marchas e sistema de regeneração de energia nas frenagens.

Entre os recursos de segurança, destacam-se o MirrorCam, que substitui os retrovisores, o ABA5 (assistente ativo de frenagem), o Attention Assist (assistente de fadiga), controle eletrônico de estabilidade (ESP) e sistema inteligente de faróis.

Com design moderno, interior tecnológico e ampla gama de sistemas de assistência, o eActros chega como símbolo da transição energética da Mercedes-Benz no Brasil, reforçando o compromisso da marca com soluções sustentáveis e inovadoras para o transporte rodoviário de cargas.

Esta postagem foi publicada em 3 de outubro de 2025 08:35

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto