Caminhoneiro

Quem vai transportar a produção se o Brasil continuar perdendo caminhoneiros?

O país depende do transporte rodoviário para movimentar mais de 60% de toda a carga nacional, incluindo alimentos, combustíveis, materiais de construção e insumos industriais. No entanto, o número de profissionais qualificados e dispostos a permanecer na estrada vem diminuindo rapidamente.

Os motivos são claros: baixa valorização, longas jornadas, insegurança nas estradas, alto custo do diesel e falta de pontos de parada adequados. Muitos motoristas estão migrando para outras profissões mais estáveis, com melhor remuneração e qualidade de vida.

Se essa tendência continuar, a cadeia logística corre risco de colapso. Sem caminhoneiros suficientes, haverá atrasos, aumento de custos e perda de competitividade — especialmente em setores como o agronegócio, que depende do escoamento rápido da produção.

Empresas já sentem o impacto e estão contratando motoristas com pouca experiência, investindo em treinamentos internos e melhores condições de trabalho para tentar reverter o cenário.

Esta postagem foi publicada em 25 de outubro de 2025 08:47

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto