Caminhoneiro

Falta de caminhoneiros deve aumentar em 2026 com avanço de aposentadorias

A gente vai começar a se preocupar mais com a escassez de caminhoneiros por aqui em 2027. A razão? Um monte de motoristas antigos tá quase parando de trabalhar, enquanto os jovens nem aparecem para substituir eles tão rápido assim.

Algumas empresas de transporte dizem que está ficando complicado arranjar gente para trabalhar, principalmente nas rotas compridas. A situação piora já que grande parte dos motoristas agora é mais velha – tem até quem passe dos 55, conforme números da área.

Quando esse pessoal se aposentar, o transporte por estrada pode ficar bem prejudicado. Outra coisa: faltam motoristas novos porque as viagens são cansativas, tirar a carteira E sai caro, tem cobrança forte pelos horários e muita burocracia na pista.

Se nada melhorar, dizem os caminhoneiros, o ano de 2026 vai vir com falta pesada de trabalhadores no ramo. Há quem acredite que as companhias vão gastar mais em treinamento, vantagens para funcionários e troca de veículos para chamar gente nova.

O ramo encara a situação com cuidado, ainda assim reconhece – falta de motoristas é um fato que vai atrapalhar mais e mais o frete nacional.

Esta postagem foi publicada em 29 de novembro de 2025 09:16

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto