Muita das vezes essa é a única forma de se alimentar naquele momento
Se você perguntar para um caminhoneiro a importância da caixa de cozinha ele com certeza falará que é essencial no dia a dia da profissão.
O item essencial infelizmente ainda é proibido de ser usado por determinadas empresas e donos de caminhões, mas por que isso acontece? Algumas empresas proíbem os caminhoneiros de utilizarem a caixa de cozinha devido a também terem que fornecer alimentos para que seja feita a refeição no local.
Para os motoristas, levar a comida não é problema já que as caixas também possuem dispensa para guardar o arroz, o feijão, o alimento do dia a dia.
Em contrapartida, as empresas alegam que a cozinha externa ou simplesmente a caixa de cozinha do caminhão podem acabar levando ao local onde for manuseada, animais indesejáveis devido a má higiene.
As empresas utilizam a portaria 210 de 1998, de 27 anos atrás, do Ministério da Agricultura e Pecuária que determina que em frigoríficos o refeitório deve ser específico para alimentação.
O principal motivo é afirmar que os locais de parada possuem lanchonete ou restaurantes para as refeições, realidade que não é unânime em todos os postos. Será que os caminhoneiros concordam com isso?
Resolução que proíbe a utilização
A proibição se dá de fato apenas para caminhões que transportam produtos perigosos. Nesse caso a segurança estaria comprometida caso ocorresse algo com combustão como ocorre no processo de cozimento em fogão a gás ou elétrico, conforme a resolução 5.947/21, no artigo 17 da sessão III.

