Caminhoneiro

Senado aprova PEC que pode suspender multa a caminhoneiros por descanso obrigatório

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC 22/2025) que suspende a aplicação de multas para caminhoneiros que não cumprirem os períodos de descanso previstos por lei, desde que não existam pontos de parada adequados nas rodovias.

O relator da proposta, senador Esperidião Amin (PP-SC), defendeu a PEC afirmando que sua aprovação é resultado de uma iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

A PEC prevê também a criação de um programa nacional para implantar infraestrutura de apoio aos motoristas, incluindo pontos de parada com condições de segurança, higiene e repouso. Até que essa rede seja estruturada, os motoristas terão mais flexibilidade no cumprimento dos intervalos de descanso.

Uma das mudanças propostas é permitir o fracionamento do período de descanso: a PEC estabelece que, enquanto não houver uma rede mínima de pontos de parada, os caminhoneiros deverão cumprir pelo menos 8 horas consecutivas de repouso, e o restante das horas pode ser distribuído ao longo do dia.

De acordo com dados divulgados pelos senadores, mesmo após anos da promulgação da Lei do Motorista (Lei 13.103/2015), o Brasil conta atualmente com apenas 11 Pontos de Parada e Descanso (PPDs) oficialmente homologados.

Representantes da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) celebraram a iniciativa. A entidade ressalta que as multas não devem ser aplicadas quando o caminhoneiro está em trechos sem infraestrutura para descanso — um entendimento também confirmado recentemente pela Senatran por meio de parecer técnico. CNTA

Por outro lado, senadores contrários como Rogério Carvalho (PT-SE) argumentam que a PEC pode comprometer a segurança nas estradas ao flexibilizar a obrigatoriedade das 11 horas contínuas de descanso previstas na lei atual.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

8 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

8 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

8 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

8 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

8 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

9 horas atrás