Caminhoneiro

Caminhoneiro troca escritório por estrada e passa o primeiro Natal longe da familia.

Aos 63 anos, o caminhoneiro José Carlos, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, vive uma realidade que muitos profissionais da estrada conhecem bem, mas que poucas vezes é contada com tanto sentimento: ele passou o seu primeiro Natal longe da família depois de trocar a vida de escritório e rotina fixa pelo volante de um caminhão.

Depois de tantos anos trabalhando em um escritório de recursos humanos, José viu no transporte rodoviário uma forma de continuar ativo, ganhar seu próprio dinheiro e viver de um jeito que sempre chamou sua atenção. A decisão não foi fácil, mas hoje, apesar de todas as dificuldades, ele diz que não se arrepende de ter seguido esse caminho.

No entanto, como muitos caminhoneiros que vivem na estrada, o Natal deste ano foi diferente de todos os outros. Enquanto muita gente estava reunida com a família na noite do dia 25 de dezembro, ele estava longe, na cabine do seu caminhão, cruzando estradas e estacionando em pátios como tantos colegas que vivem a mesma rotina.

Em depoimento ao G1, José compartilhou o que sente nesses momentos. Ele contou que a saudade aperta, que pensar em casa e em uma refeição familiar faz o coração doer, mas que a vida na estrada também tem seus encantos.

Ele falou sobre a paz que sente quando o caminhão está rodando e o barulho do motor vira quase uma música que empurra ele para frente. Para ele, cada quilômetro rodado tem um valor enorme, porque representa não só trabalho, mas liberdade e responsabilidade.

José revelou que, mesmo para quem escolhe essa profissão por paixão, a vida de caminhoneiro pode ser dura demais em dias como o Natal. “A gente aprende a lidar com a saudade, mas ela nunca sai da gente. A estrada é minha vida agora, mas às vezes eu penso na minha casa, na minha família junto na mesa, e isso aperta o coração”, contou.

Mesmo assim, ele tentava manter o espírito da data vivo ali na boleia do caminhão. Comida simples, lembranças antigas e a certeza de que aquele sacrifício vai valer a pena sempre que ele puder voltar para casa e sentir o abraço dos filhos e dos netos.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

1 hora atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

2 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

2 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

2 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

2 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

3 horas atrás