A Polícia Rodoviária Federal chamou atenção durante a Operação Freio Seguro, realizada na quarta-feira (28/01), no km 450 da BR-381, em Sabará (MG), ao utilizar drone equipado com câmera de calor para reforçar a fiscalização de caminhões e carretas.
Com a tecnologia térmica, os policiais conseguiram identificar, à distância, veículos com possíveis falhas no sistema de freios. A câmera de calor permite visualizar aquecimento anormal em rodas, tambores e componentes do sistema de frenagem, indício comum de defeitos mecânicos ou sobrecarga.
Durante a ação, diversos veículos de carga foram abordados após o drone apontar irregularidades. Em várias fiscalizações presenciais, a PRF confirmou freios defeituosos ou inoperantes, situação considerada extremamente perigosa, principalmente em um trecho conhecido pelo alto fluxo de caminhões e pelo risco de acidentes graves.

O drone também auxiliou na identificação de um caminhão com excesso de peso de cerca de 13 toneladas, agravando ainda mais o risco de falhas na frenagem. Além da fiscalização técnica, os policiais orientaram os motoristas sobre a importância do respeito ao tempo de descanso, fator essencial para a segurança viária.
No encerramento da operação, um condutor de 24 anos foi preso após a constatação de mandado de prisão em aberto. Ao todo, 97 veículos de carga foram fiscalizados, 70 CRLVs recolhidos, 15 veículos apreendidos e 165 autos de infração lavrados.
Segundo a PRF, o uso de drones com câmera de calor tem se mostrado uma ferramenta importante para tornar a fiscalização mais precisa, rápida e eficiente, ajudando a retirar de circulação veículos que colocam vidas em risco nas rodovias federais.

