Caminhão é parado após passar mais de 450 vezes sem pagar pedágio e gerar prejuizo de mais de R$25MIL

Um caminhão foi flagrado pelas autoridades em São Paulo após acumular centenas de passagens sem pagamento em praças de pedágio. O veículo foi interceptado pela Polícia Militar Rodoviária no km 305 da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Ribeirão Preto.
Segundo informações divulgadas pela concessionária Arteris ViaPaulista, o caminhão possuía 406 registros de evasão somente nas rodovias administradas pela empresa. Quando foram considerados os dados de outras concessionárias, o número chegou a 453 ocorrências.
O valor das tarifas não pagas ultrapassou R$ 31 mil. Somente nos trechos da ViaPaulista, o prejuízo calculado foi de mais de R$ 27 mil.
A abordagem aconteceu após uma nova evasão registrada no mesmo dia, em uma praça de pedágio localizada no km 281 da Anhanguera, em São Simão.
De acordo com a concessionária, um sistema de monitoramento com inteligência artificial identificou o histórico do veículo e emitiu um alerta para as equipes policiais, que realizaram a interceptação.
Durante a fiscalização, o motorista, de 60 anos, informou que fazia um trabalho temporário e acreditava que o caminhão possuía um sistema automático de pagamento por TAG ativo.
Como não foi possível comprovar naquele momento a participação direta do condutor nas evasões acumuladas ao longo dos últimos anos, ele foi ouvido e liberado.
Apesar disso, o caminhão e o semirreboque foram apreendidos por irregularidades administrativas encontradas durante a fiscalização, incluindo problemas relacionados ao licenciamento.
A evasão de pedágio é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade prevê multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Assista o video:
Redação: Brasil do Trecho Fonte: Arteris ViaPaulista
