Caminhoneiro foi multado por permanecer na faixa da esquerda

Um vídeo gravado por um caminhoneiro durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está chamando atenção nas redes sociais. Nas imagens, o motorista demonstra surpresa ao ser informado de que poderia ser autuado por trafegar na faixa da esquerda de uma rodovia.
“Ele falou que vai me multar porque eu tô na parte da esquerda. Vê se pode isso aqui”, comenta o caminhoneiro enquanto registra a situação de dentro da cabine.
A gravação rapidamente gerou debate entre motoristas. Muitos passaram a questionar se realmente existe multa para caminhões que permanecem na faixa da esquerda.
O que diz a regra?
Pelas normas de trânsito, a faixa da esquerda deve ser utilizada principalmente para ultrapassagens e deslocamentos temporários. Veículos de carga que permanecem trafegando por longos períodos nessa faixa podem ser enquadrados por utilização indevida da pista.
A infração é considerada média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
