Caminhoneiros da limpeza de Teresina paralisam atividades e cobram salários atrasados

Caminhoneiros em protesto em Teresina. Foto: Jônatas Miranda/Seeacep

Caminhoneiros responsáveis pela coleta de lixo e limpeza urbana de Teresina, no Piauí, paralisaram suas atividades nesta terça-feira (22) em protesto contra atrasos no pagamento de salários. O movimento começou no início da manhã e afetou a rotina de serviços essenciais na cidade.

Segundo os trabalhadores, os vencimentos estão atrasados há cerca de dois meses. A paralisação ocorreu no pátio da empresa responsável pela frota de caminhões, onde motoristas e coletores se concentraram para reivindicar os pagamentos e melhores condições de trabalho.

De acordo com representantes da categoria, a empresa terceirizada, contratada pela Prefeitura de Teresina, não apresentou um cronograma para regularizar os salários. “Estamos cansados de promessas. Queremos receber o que é nosso por direito, pois trabalhamos todos os dias para manter a cidade limpa”, afirmou um dos motoristas.

A Prefeitura de Teresina informou, por meio de nota, que está em diálogo com a empresa terceirizada para solucionar o impasse e que medidas estão sendo tomadas para restabelecer os serviços de coleta o mais rápido possível.

Enquanto isso, moradores de diferentes bairros já relatam acúmulo de lixo nas ruas devido à paralisação. Não há previsão oficial para o término do movimento.