Entenda como funciona o financiamento para caminhão

O financiamento para caminhão permite pagar o valor parcelado e pode ser adquirido de diferentes maneiras. Veja algumas das opções disponíveis no mercado e o que fazer para comprar o seu veículo.

A compra de um caminhão exige muitos recursos financeiros, por isso, trabalhadores autônomos e empresas acabam recorrendo ao financiamento de caminhão para adquirir o bem.


É possível fazer o financiamento tanto para veículos novos como os usados e em ambos os casos e valor será pago de forma parcelada a instituição que cedeu o crédito.

O financiamento pode chegar até 100% do valor do veículo e ser pago em até 72 vezes.


Mas, antes de fazer o financiamento é preciso estar atento a todos os passos que precisam ser feitos.

Tipos de financiamento para caminhão

Há mais de uma modalidade de crédito disponível no mercado para pessoas físicas e jurídicas, para escolher a melhor é preciso saber um pouco sobre cada uma delas.


O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é disponibilizado por diferentes instituições financeiras que emprestam o dinheiro para compra e o caminhão fica em nome de quem o comprou.


Porém, se assume uma dívida com essa instituição que normalmente pode ser paga em até 60 vezes com a incidência de juros. A vantagem é que se as parcelas forem adiantadas saem mais baratas devido à redução das taxas.


O Finame Procaminhoneiro está disponível para empresas que estejam cadastradas no Finame sendo ofertado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Ele permite adquirir caminhões com até 10 anos de fabricação, financiamento até 100% do valor do veículo em parcelas de até 72 vezes.


O BNDES Procaminhoneiro também é ofertado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) só que nesse caso é válido para profissionais autônomos e empresas que faturam até 2,4 milhões por ano.


Nessa situação é possível financiar até 90% do caminhão e o prazo para pagamento é de até 8 anos.


O Banco Volvo é vinculado a montadora Volvo e oferece diferentes opções de financiamento para quem está adquirindo um veículo da montadora como o CDC e Finame.


Avalie o melhor crédito




O primeiro passo para quem está pensando em fazer um financiamento de caminhão é escolher entre as opções disponíveis.


Compare todas elas e veja qual tem as melhores taxas e juros reduzidos para escolher a que é mais vantajosa.


Separe a documentação

Para conseguir o financiamento a instituição solicitará uma série de documentos como os de identificação pessoal, carteira de habilitação, comprovante de renda, entre outros.


É indicado se informar antes sobre tudo o que será preciso e separar os documentos para ter todos em mãos quando for solicitar o financiamento de caminhão.


Negocie as condições de pagamento

Ao solicitar o financiamento busque negociar as melhores formas de pagamento. Dar uma entrada alta pode fazer com que as parcelas fiquem muito mais acessíveis.


Veja em quantas vezes o caminhão será pago, quanto maior o prazo para pagamento, maiores as taxas de juros e encargos cobrados.


Assine o contrato

Após encontrar a melhor opção de financiamento para caminhão é hora de assinar o contrato e adquirir o seu veículo.


Leia com atenção todas as cláusulas para não deixar passar nenhuma informação importante e lembre-se de pagar em dia todas as parcelas para não correr o risco de financiar com o nome sujo ou perder o veículo.


Agora já pode pensar em fazer um financiamento para caminhão e começar a trabalhar com transporte ou trocar de veículo.



Fonte: Smartia