Os Correios confirmaram nesta quarta-feira (6) o reajuste de 8,03% – abaixo do IGP-M de 2018, de 8,74% – no valor dos fretes em compras. A medida já passa a valer a partir de hoje.
A notícia, como previsto, não está sendo bem recebida pelos lojistas virtuais, já que muitos precisaram se organizar para não ter prejuízo nas vendas. Pensando nisso, Frederico Flores, especialista em marketplace e head da Becommerce, do Grupo Mercado Livre, dá dicas para os empresários começarem a se preparar para as mudanças ocasionadas pelo aumento do frete.
1. Negocie com fornecedores
Dessa forma, é possível cortar custos para compensar os gastos, podendo manter o valor do frete e dos produtos ao mesmo tempo.
2. Estimule o mínimo de compras
A estratégia de estabelecer um valor ou uma quantidade mínima de peças para compra, viabilizando frete mais barato ou até grátis, pode impulsionar as vendas. Segundo Flores, isso acaba compensando o benefício do frete oferecido ao consumidor.
3. Tenha uma rede de distribuição
A dica do especialista é optar por trabalhar com mais de uma transportadora, visto que cada uma delas possui uma especialidade de entrega. Com isso, é possível baratear os custos e ter mais opções a seu favor.
4. Faça promoções localizadas
Criar ações diferenciadas para regiões com maior concentração de clientes, como fretes mais baixos e combos, é uma boa forma de se livrar de itens encalhados no estoque.
5. Invista em tecnologias e softwares eficientes
Para não ser surpreendido com mudanças – como o reajuste do frete do Correios –, é preciso ter uma gestão de qualidade. Dessa forma, você poderá garantir a saúde financeira do seu negócio e controlar toda a logística de sua empresa.
Fonte: Money times