
Você, que adora dirigir e ainda desbravar novos caminhos, já pensou em atuar profissionalmente nessa área? Bem, talvez essa tenha sido a motivação para as pessoas que exercem a atividade de caminhoneiro(a). Uma das maiores preocupações dos(as) profissionais que atuam na estrada, é em relação ao roubo de carga.
Há um alto índice de pessoas, nas mais diversas vias, que tentam se apropriar da carga de modo ilegal, e colocam o(a) caminhoneiro(a) em papel de vítima. Outra situação que demanda alerta, é a jornada extensiva de trabalho, e resulta no uso de medicamentos e outras drogas, para estimular o ‘alerta’ na direção. Mas, essa sensação de ‘alerta’ acaba sendo falsa, pois coloca em risco a vida do(a) profissional, como das demais pessoas, sejam essas colegas de profissão ou não. Ainda há o risco de eventuais acidentes acontecerem, seja durante o dia ou à noite. Muitos(as) caminhoneiros(as) podem sofrer com a falta de atenção, pouca iluminação em dias sombrios ou no período noturno, a ser agravado com o excesso de sono.
E se a carga transportada for pesada, a situação fica mais aguçada. O excesso de carga, por exemplo, pode colocar em risco a vida do(a) caminhoneiro(a), pois pode gerar tombamentos e o corrompimento de cargas, devido ao peso excessivo, ocasionando possíveis acidentes. Para isso, os(as) caminhoneiros(as) necessitam estar em alerta durante todo o percurso, principalmente ao descer uma serra, por exemplo, e evitar qualquer tipo de complicações.
Em hipótese alguma escolha descer a serra com o caminhão na “banguela” (sem estar com uma marcha engatada), pois isso pode ser uma atitude muito arriscada e perigosa. Opte trafegar com uma marcha mais pesada durante esse trajeto, isso evitará a perda de controle do caminhão.
A direção defensiva ensina a todos(as) os(as) motoristas que é essencial manter uma distância considerável do veículo da frente. Em caso do tráfego em serras, essa distância deve conter um espaço ainda maior para a segurança de todos(as).
Além de manter uma distância ainda maior, é válido o(a) caminhoneiro(a) saber que deve ser reduzida a velocidade ainda no alto da serra, para que consiga manter uma velocidade estável durante a descida e seguir tranquilamente.
Logo no início da descida da serra, é recomendável que o(a) motorista acione, de prontidão, o freio-motor, assim, evita causar sérios problemas aos freios. Caso o caminhão não possuo o freio-motor, então opte em reduzir a marcha e descer devagar. Lembre-se que ao utilizar o freio convencional em excesso, pode acarretar em superaquecimento do sistema, provocando, assim, a redução de sua eficiência.
Manter a revisão de caminhão em dia é extremamente importante para que se tenha mais tranquilidade durante as viagens nas estradas. Verificar se os freios estão em ordem, se os pneus estão bem calibrados e alinhados e se a troca de óleo está em dia, são passos importantes para descer uma serra com mais segurança, por exemplo. Para saber mais sobre a manutenção preventiva.
Fonte: Khronos
Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…
A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…
A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…
Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…
Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…
A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…
Este site utiliza cookies.