Caminhão

Caminhoneiros terão que tirar 4º eixo da carreta entendam

Fique por dentro da nova decisão emitida pelo CONTRAN que estar deixando os caminhoneiros sem dormir

Caminhoneiros terão que tirar 4 º eixo após nova nota técnica lançada do DENTRAN (Departamento Nacional de Trânsito) dizendo especificidade com relação ao 4º eixo da carreta. Diversos caminhoneiros ao lê o documento já se desesperaram com receio de ter o seu caminhão apreendido por não estar em conformidade com a lei. Grande parte dos condutores estão acreditando que todos os caminhões terão que retirar o 4º eixo da carreta.

Com toda a movimentação o Júnior um dos representantes do SINDICAM Ourinho, decidiu gravar um vídeo explicando de uma melhor forma o que de fato vai acontecer. Segundo Júnior o fato é aconteceu, é que uma determinada empresa estaria com irregularidades na vistoria. Sendo responsável por realizar aferições do 4º eixo de caminhões do ano de 2016 até 2020.

Caminhoneiros terão que tirar remover o 4º eixo ?

Conforme atestado pelo CONTRAN, todas as inspeções realizadas nesse período, foi constatado e consideradas de forma irregular. Portanto, cerca de 148 inspeções realizadas entre 2016 e 2020  com a liberação de CSV de vistorias irregulares.

Como fica o caminhão que realizou a sua vistoria ?

DENTRAN concedeu um prazo de 10 dias para que a empresa apresente sua defesa com relação a decisão emitida pelo órgão. Até o momento a empresa não comentou sobre o assunto e se vai entrar com recurso contra a decisão tomada pelo DENATRAN.

Acreditamos que é muito provável que a empresa entre com um recuso contra decisão, na nota técnica conjunta nº 5 do Departamento Nacional de Trânsito. Que declarou que realização de suas vistorias foram caracterizadas de maneira irregular.

Agora vou ter que tirar o 4º eixo do caminhão ?

Conforme a resposta do Júnior do SINDICAM de Ourinho, quem não realizou sua vistoria na ITL pode ficar tranquilo que não será necessário retirar o 4º eixo do caminhão. No entanto para que utilizou dos serviços da empresa, após essa decisão vai estar com o caminhão de forma irregular.

Dessa maneira, pode enfrentar problemas futuros devido a inspeção realizada, orientamos que o condutor ou proprietário do veículo que realizou vistoria nessa empresa, entre em contato em caráter de emergência. Explicando a situação e solicitando a regularização da inspeção o quanto antes.

A equipe do Brasil do Trecho orienta que sempre antes de realizar a instalação procure por uma empresa de inspeção com referência e conhecimento no mercado. Evitando, dessa maneira, passar por uma situação de constrangimento e dores de cabeça.

A direção do sindicato afirma que luta para que o 4º eixo dos implementos saiam de fabrica, evitando assim, que o proprietário tenha que buscar por empresas para realizar esse tipo de serviço.

Atualizado 27/09/2020 às 15:05

Fonte: Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto