Fique por dentro da nova decisão emitida pelo CONTRAN que estar deixando os caminhoneiros sem dormir
Caminhoneiros terão que tirar 4 º eixo após nova nota técnica lançada do DENTRAN (Departamento Nacional de Trânsito) dizendo especificidade com relação ao 4º eixo da carreta. Diversos caminhoneiros ao lê o documento já se desesperaram com receio de ter o seu caminhão apreendido por não estar em conformidade com a lei. Grande parte dos condutores estão acreditando que todos os caminhões terão que retirar o 4º eixo da carreta.
Com toda a movimentação o Júnior um dos representantes do SINDICAM Ourinho, decidiu gravar um vídeo explicando de uma melhor forma o que de fato vai acontecer. Segundo Júnior o fato é aconteceu, é que uma determinada empresa estaria com irregularidades na vistoria. Sendo responsável por realizar aferições do 4º eixo de caminhões do ano de 2016 até 2020.
Caminhoneiros terão que tirar remover o 4º eixo ?
Conforme atestado pelo CONTRAN, todas as inspeções realizadas nesse período, foi constatado e consideradas de forma irregular. Portanto, cerca de 148 inspeções realizadas entre 2016 e 2020 com a liberação de CSV de vistorias irregulares.
Como fica o caminhão que realizou a sua vistoria ?
DENTRAN concedeu um prazo de 10 dias para que a empresa apresente sua defesa com relação a decisão emitida pelo órgão. Até o momento a empresa não comentou sobre o assunto e se vai entrar com recurso contra a decisão tomada pelo DENATRAN.
Acreditamos que é muito provável que a empresa entre com um recuso contra decisão, na nota técnica conjunta nº 5 do Departamento Nacional de Trânsito. Que declarou que realização de suas vistorias foram caracterizadas de maneira irregular.
Agora vou ter que tirar o 4º eixo do caminhão ?
Conforme a resposta do Júnior do SINDICAM de Ourinho, quem não realizou sua vistoria na ITL pode ficar tranquilo que não será necessário retirar o 4º eixo do caminhão. No entanto para que utilizou dos serviços da empresa, após essa decisão vai estar com o caminhão de forma irregular.
Dessa maneira, pode enfrentar problemas futuros devido a inspeção realizada, orientamos que o condutor ou proprietário do veículo que realizou vistoria nessa empresa, entre em contato em caráter de emergência. Explicando a situação e solicitando a regularização da inspeção o quanto antes.
A equipe do Brasil do Trecho orienta que sempre antes de realizar a instalação procure por uma empresa de inspeção com referência e conhecimento no mercado. Evitando, dessa maneira, passar por uma situação de constrangimento e dores de cabeça.
A direção do sindicato afirma que luta para que o 4º eixo dos implementos saiam de fabrica, evitando assim, que o proprietário tenha que buscar por empresas para realizar esse tipo de serviço.
Atualizado 27/09/2020 às 15:05
Fonte: Brasil do Trecho