Qual caminhão mais econômico rodando no Brasil hoje, e para responder essa pergunta precisamos ter um completo conhecimento sobre consumo de combustível. Em virtude de diversos fatores podem fazer um caminhão muito econômico e em determinadas condições podem fazer esse mesmo caminhão gastar muito combustível.
Logo para abordar esse assunto é necessário ter o completo entendimento que muito mais que o caminhão, um condutor muito bem preparado terá uma enorme influência no resultado para o consumo.
O primeiro fator com ligação direta no consumo é o modo de condução, ou seja, acelerações e desacelerações constantes, troca de marcha desnecessárias ou em momentos errados. É isso mesmo trocar de marcha no momento correto, evitando a elevação do giro do motor desnecessário, manter o veículo em velocidades constantes é um excelente indicador para um bom consumo.
Outro ponto com grande influência é o excesso de peso sobre o caminhão, que por sua vez gera um maior esforço para manter sua movimentação e além de aumentar o consumo do veículo que terá um desgaste prematuro das suas peças. Portanto o prejuízo acaba sendo em dobro.
Que tem como principal função gerar energia em sua câmara de combustão fazendo com que o caminhão se movimente, ou seja, estar ligado diretamente ao combustível logo com uma influência direta. Bem como a queima de combustível será de forma irregular para que produza a força necessária para sua locomoção.
Sobre o pneu diversos fatores podem influenciar o consumo do caminhão, para ter noção o hábito de calibrar o pneu a cada 15 dias, pode gerar uma economia de combustível entre 1,5% a 3%. Um pneu desalinhado também contribui para o aumento do consumo de combustível e conforme a recomendação de diversos fabricante é um alinhamento a cada 10 mil quilômetros.
É muito importante investir em conhecimento, além de ser tornar um profissional bem instruído que consequentemente terá bons resultados profissionais. Um caminhoneiro com muito conhecimento é capaz de reduzir o consumo de um caminhão em cerca de 10%. Dessa forma o condutor vai conseguir ter uma condução econômica, segura e manter a preservação do caminhão em excelentes condições.
Logo circular em um trajeto com muito semáforos e um trânsito intenso fazendo que o veículo circule em marchas pequenas, consequentemente terá uma elevação no consumo em decorrência de acelerações e frenagem constantes.
Finalmente vamos verificar qual é o caminhão mais econômico circulando por estradas brasileiras. Após passar por duas etapas de avaliações, enfrentando um teste de 350 km com 40 toneladas e circulando com uma velocidade média de 80 km/h.
O resultado foi um pouco mais de 4 km/l, ou seja, o caminhão consumiu cerca de 24,92 litros de diesel a cada 100 quilômetros percorrido. Este caminhão venceu o teste ofertou um comparativo em condições reais de operação.
O caminhão da Scania R500 venceu o teste oferecendo uma maior autonomia de combustível, o teste tem um objetivo de demonstrar o que mais importa para grande maioria dos clientes, a economia. E em uma conta básica esse caminhão em um ano consegue economizar cerca de 600 litros de diesel por ano.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário