Os planos de fábrica de baterias da Scania na Suécia darão suporte a novos modelos de caminhões totalmente elétricos e híbridos
A fabricante sueca de caminhões Scania anunciou planos de construir uma fábrica de montagem de baterias e um laboratório para dar suporte à gama de caminhões elétricos que fabricará nos próximos anos.
Ela está investindo ‘bem mais de’ SEK 1 bilhão (£ 86 milhões) na instalação de 18.000m2, que deve estar totalmente operacional em 2023. “Operar uma fábrica de montagem de baterias no local é um pré-requisito para a produção em grande escala de veículos elétricos e também estabelece a Scania claramente como parte da cadeia de valor de produção de baterias ”, disse Ruthger de Vries, chefe de produção e logística da Scania.
A fábrica será construída ao lado da fábrica de montagem de chassis em Södertälje, Suécia. Empregando uma equipe de 200 pessoas, ela montará módulos de bateria e pacotes de células que serão entregues da fábrica de baterias da Northvolt em Skellefteå, Suécia. Os pacotes montados formam sistemas de bateria personalizados para a produção modular da Scania.
Os conjuntos de baterias serão adaptados para aplicações variadas e entregues ao conjunto de chassis próximo, que está sendo reorganizado simultaneamente para montagem paralela de veículos elétricos e com motor de combustão.
A empresa também anunciou um investimento de 15,5 milhões de euros em um laboratório para testar o desempenho e a vida útil da bateria em diversas condições climáticas.
Em 2015, a Scania iniciou a produção em série de ônibus híbridos e em 2019 de sua primeira linha de ônibus totalmente elétricos. Isto foi seguido recentemente pela introdução do caminhão híbrido plug-in da Scania e do caminhão totalmente elétrico. A produção em série do caminhão elétrico começa em 2021. Enquanto isso, soluções de energia elétrica industrial e marítima estão sendo desenvolvidas. A Scania irá agora aumentar gradualmente a produção, que está centrada em Södertälje.
Em setembro, a Scania lançou seu primeiro caminhão totalmente elétrico, com autonomia de até 250 km (155mi). O caminhão de três eixos está disponível com a opção de cinco, para um total de 165 kWh, ou nove baterias, totalizando 300 kWh de capacidade instalada. Com cinco baterias, o alcance é de 130 km. O novo motor elétrico fornece uma potência contínua de 230 kW (306bhp). O motor tem duas engrenagens para fornecer alta potência em uma ampla faixa de velocidade, melhorando assim o conforto. As baterias podem ser convenientemente carregadas por 130 kW DC usando um conector de Sistema de Carregamento Combinado (CCS). O tempo de carregamento é inferior a 55 minutos para a opção de cinco baterias e menos de 100 minutos para a opção de nove baterias. Enquanto isso, as baterias são continuamente carregadas em movimento por meio de energia de frenagem regenerativa.
O veículo também apresenta o novo caminhão da Scania equipado para uma decolagem de força totalmente elétrica. Em vez de conectar auxiliares à interface que geralmente está localizada na caixa de câmbio ou motor, ele é conectado a uma caixa de conexão elétrica, chamada de caixa CC, montada no chassi. Isso fornece um link CC de até 60 kW PTO para auxiliares da carroceria, como sistemas de refrigeração e elevadores de gancho. O caminhão elétrico Scania está disponível com as cabines das séries L e P, ambas projetadas para operações urbanas.
Também em setembro, a Scania lançou um caminhão híbrido plug-in, com autonomia elétrica de até 60km (37mi), que combina o melhor de dois mundos. Ele oferece as oportunidades flexíveis do motor de combustão com os benefícios excepcionais de propulsão silenciosa e livre de emissões. O veículo destina-se a operações de transporte urbano para aplicações como entrega de mercadorias, coleta de lixo, caminhões basculantes, caminhões elevadores de gancho, bem como bombeiros e resgate. O caminhão híbrido plug-in Scania está disponível com as cabines das séries L e P, ambas projetadas para operações urbanas.
“Incorporar o caminhão híbrido nas frotas dos transportadores é sem dúvida a maneira mais simples de ganhar experiência na operação de veículos elétricos”, diz Anders Lampinen, diretor de novas tecnologias. “Atuando como uma ponte entre as diferentes tecnologias, isso pode ajudar a ganhar uma experiência valiosa na expansão gradual das frotas para abranger uma maior participação de veículos elétricos.”
Cada uma de suas três baterias tem capacidade instalada de 30 kWh para um total de 90 kWh. Além do motor elétrico de 115 kW – que está localizado entre o motor e a caixa de câmbio – o caminhão híbrido vem com o motor a diesel de 9 litros 276-355bhp.
O caminhão vem equipado com um conector de carregamento CCS para carregar da rede elétrica. Com carga de 95 kW DC, as três baterias serão carregadas a 80% em aproximadamente 35 minutos. O caminhão também pode ser carregado por meio de frenagem regenerativa.
Scania Zone é um serviço de geo-fencing que ajuda os motoristas a alternar automaticamente o modo de propulsão para cumprir os regulamentos de trânsito e ambientais, bem como políticas predefinidas individualmente para velocidade, ruído e outras emissões.