O principal prémio de inovação tecnológica na área de caminhões foi atribuído conjuntamente para Mercedes-Benz em desenvolvimento ao eléctrico eActros (BEV), que entra em produção em 2021, e o novo projeto da Mercedes-Benz GenH2 caminhão, protótipo de veículo que tem seu propulsor a hidrogénio como células a combustão, que deve entrar no mercado e chegar ao consumidor final em 2023. Os membros que constituem a comissão de crise da instituição têm a mesma composição da instituição “Caminhão do Ano” (IToY) e provêm de 25 países europeus e da África do Sul, sendo a Grécia representada pela T&T.
O glorioso troféu para o segmento de caminhões foi concedido simbolicamente, em um evento transmitido de forma online ao presidente, pelo CEO da Daimler caminhões, Martin Daum, e Sven Ennerst, diretor de Engenharia de Produto, o evento ocorreu na sede da empresa na Alemanha. O prêmio de inovação em caminhão foi criado para o devido reconhecimento às grandes mudanças e importantes que estão ocorrendo na indústria automotiva e a rápida transição para fontes alternativas mais sustentáveis, contribuído de forma muito significativa para o planeta terra. Acumulando 128 pontos, a dupla de Mercedes-Benz elétrico prevaleceu nos modelos hetero, já a candidata Volvo caminhões com caminhões elétricos, e também os caminhões elétricos DAF CF de segunda geração estiveram na disputa do prêmio.
Os membros do júri antes de entregar o resultado, tiveram a oportunidade para testar o caminhão eActros da Mercedes em diversas etapas durante o processo de desenvolvimento, desde os primeiros protótipos até à última versão desenvolvida pela montadora Sueca. A principal descoberta comum foi a facilidade para o uso e praticidade que o veículo entrega, com um desempenho do caminhão na aceleração e direção muito satisfatório perante o júri. De modo geral, impressionou a maturidade da tecnológica do caminhão elétrico eActros da Mercedes-Benz, com toda sua possibilidade de familiarização imediata com esta tecnologia para todos os profissionais da estrada.
A experiencia adquirida no geral da Mercedes-Benz Caminhões também foi avaliada positivamente, com uma chamada para o futuro da eletro mobilidade, que é baseada em uma estratégia de longo prazo clara e bem projetada, e uma nova plataforma elétrica modular global para uma única linha de transmissão para todas as empresas da empresa ao redor do mundo e a evolução de componentes importantes em suas fábricas Daimler, ou seja, sem dependência de fornecedores. A gama (irá) abranger todas as aplicações de transporte, desde o eActros para distribuição ao eActros Long Haul de longa distância e o conceito com células de combustível e hidrogénio líquido GenH2 Truck.