A Associação Brasileira de Toxicológico – Abtox-, fez um levantamento no período entre maio de 2016 e junho de 2021, no qual 187.671 mil motoristas testaram positivo para algum tipo de droga.
Embora a quantidade não seja alarmante, é um número expressivo e preocupa o presidente da associação e diretor-geral da PRF, Renato Dias.
“Ainda é um número bastante significativo, que tem provocado um volume nada desprezível de acidentes com mortes. Além disso, até hoje, quando as multas começam a ser aplicadas, muitos motoristas deixavam de renovar a CNH ou simplesmente mudavam para uma categoria inferior para escapar do teste.”
Das substâncias psicoativas detectadas no organismo, a com maior incidência é a cocaína. O índice de 67,1% dos 187,671 mil motoristas que testaram positivo para alguma substância entorpecente, foram para cocaína. Seguido dos opiáceos,21,7%, com 5,8% para anfetaminas e 5,4% maconha.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário