Um projeto que tramitava na Câmara dos Deputados, pretendia impedir o tráfego de combinações de veículos de cargas (CVC), popularmente conhecido como rodotrens, com peso total de 91 toneladas em qualquer rodovia nacional do país.
O autor da proposta, Deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), argumentava que os caminhões compostos por cavalo mecânico de dois ou mais semirreboques, faziam com que o asfalto sofresse um desgaste prematuro e barrando o limite máximo das vias conseguiria aumentar seu tempo de vida útil.
“Uma tolerância de até 10% sobre o limite de eixos implicará redução de até 50% no tempo de vida útil do pavimento.”
Ele conclui, “Diante desse fator, os órgãos administradores das rodovias terão um aumento substancial dos gastos com manutenção.”
A deputada Jaqueline Cassol (PP-RO), declarou rejeição contra o projeto e alega que tal atitude seria um retrocesso. “Julgamos que não se deve fechar os olhos às evoluções tecnológicas e simplesmente proibir o tráfego de novas composições rodoviárias mais pesadas, mas, sim, garantir que o tráfego desses veículos possa ocorrer em condições adequadas de segurança e sem danos à via ou a terceiros.”
O projeto ainda será analisado pelo Plenário e comissão de constituição e justiça e de cidadania.
Com informações da Agência Câmara de Notícias
Redação – Brasil do Trecho
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