Exército do Reino Unido é mobilizado devido à crise da gasolina no País

Foto: Thomson Reuters 2021

Reino Unido deixa o exército de sobreaviso, caso se agrave a escassez de gasolina nos postos de combustíveis do país. Dois de cada três postos já estão fechados.

 Causas da falta de combustível

O governo na semana passada diante de uma escassez de caminhoneiros, que complica também a distribuição de bens de consumo, solicitou apoio da população para evitarem os postos, porém teve efeito contrário e muitos consumidores correram sem necessidade para as estações da BP e Shell que tiveram que fechar a maioria delas. Houve até registros de brigas em alguns postos, consumidores irritados, longas filas e engarrafamentos.

Ontem o primeiro ministro britânico Boris Johnson comunicou que o exército poderá ser acionado para distribuir combustível em locais prioritários, onde os sindicatos de caminhoneiros pediram que os serviços de distribuição tenham preferência, pois os supermercados ficaram desabastecidos nas últimas semanas.

Devido ao Brexit e ao Corona vírus, em torno de 100 mil motoristas de caminhão deixaram o Reino Unido.

Qual é o significado de Brexit?

Brexit é o processo de saída do Reino Unido da União Europeia iniciado em 2017 com previsão para terminar no final do ano de 2020. No dia 31 de janeiro de 2020, o RU deixou a União Europeia, sendo o primeiro país a tomar essa ação.

Novas regras migratórias

Novas regras migratórias foram estabelecidas após o Brexit e o Corona vírus e então muitos preferiram voltar para o continente e a mão de obra local de caminhoneiros não consegue suprir essa demanda.

O Secretário de Comércio Kwasi Kwarteng informou que possuem amplos estoques, mas que estão cientes dos problemas de abastecimentos nos postos e estão tomando as medidas necessárias para amenizar a situação.

As empresas fornecedoras de gasolina como a BP, a Shell e a Exxon comunicaram que normalizarão os abastecimentos nos postos nos próximos dias.

Redação – Brasil do Trecho