PRF

Polícia Rodoviária Federal flagra mais de 1,1 milhão de quilos de excesso de carga, com operações em Minas Gerais!

Após ações da PF, muitos registros de excesso de carga foram flagrados em MG nas BRs 040 e 381.

Excesso de carga! Um risco que não vale a pena correr!

A PRF informou que houve o registro de 208 autos de infração por excesso de peso, em duas BRs que ligam Juiz de Fora, Zona da Mata e Pouso Alegre, na região Sul de Minas, e veículos foram apreendidos. A 25ª Operação Temática de Fiscalização de Pesos e Dimensões (OTFPED) teve a presença das delegacias da região, sendo fiscalizados 916 veículos de carga e oito pessoas foram detidas, e tiveram os CRLVs recolhidos.

A operação foi realizada em locais estratégicos, a fim de diminuir o número de acidentes com veículos de carga.

Medida Provisória propõe e atualiza os limites de tolerância para pesagem da carga de caminhões em rodovias

A Medida Provisória 1050/21 propõe a correção dos limites de tolerância de peso por eixo no transporte de carga. O texto foi publicado nesta quarta-feira (19/05/21) no Diário Oficial da União e integra pacote do governo para caminhoneiros autônomos.

Margem à ser utilizada deixa de ser de 10% para 12,5% do peso bruto total por eixo nas cargas superiores a 50 ton; abaixo de 50 ton, será permitido até 5% de excesso no peso.

Consta no Código Brasileiro de Trânsito – CTB, multa pelo excesso de peso nos caminhões. Acima de 1 ton. Nesse caso a infração passa a ser gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 a cada 500 kg ou fração. Os veículos podem até ficar retidos, para  que seja providenciada a remoção da carga excedente.

Na avaliação da PRF, o excesso de peso dos caminhões prejudica a vida útil do asfalto e o fluxo dos veículos nas estradas, além de aumentar o risco de acidentes, como colisões e tombamentos de carga.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto