frete

Enquanto no Brasil o preço do frete fica defasado fora tem aumento de 500%

Para a exportação do material o custo também elevou no Brasil

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) hoje o Brasil vem vivenciando um momento dramático para o segmento de transporte, principalmente para o contêiner que sai do Brasil.

O principal dado é de que o preço comprado para um container que sai do Brasil para o Estados Unidos teve uma alta de 433% em seu valor em dólares se comparado entre o mês de janeiro de 2020 com setembro de 2021. Existem situações em que o valor do frete teve uma alta de 510% no mesmo intervalo.

O principal agrave para o Brasil é que não estamos em um posição comercial dos contêineres, ou seja, a baixa relevância para o mercado faz com que essas desvalorizam aconteça com o país que representa apenas 1% do transporte global de contêineres.

Outra dificuldade que é vivenciada pelo Brasil é o grande desbalanceamento em diferentes fluxos de carga, ou seja, o país acaba importando mais material do que exporta para outros países e apresenta uma baixa eficiência portuária.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto