Grupos varejistas como Magazine Luiza, Ambev, Coca Cola, JBS e Boticário, começam a eletrificar suas frotas no Brasil já a partir desse mês de outubro.
Magalu inicia a eletrificação de sua frota de caminhões
Até dezembro desse ano a Magazine Luiza colocará 51 caminhões elétricos nas ruas.
Os primeiros caminhões elétricos da rede, pertencem à marca Jac Motors e começam a rodar já em outubro. Ao todo 23 veículos começam a circular nos estados de São Paulo, Bahia e Paraíba e o restante será entregue até o fim desse ano.
AMBEV também investe em frota sustentável
A Ambev anunciou na quinta (07), a aquisição de 150 veículos elétricos da JAC Motors, que serão chegarão até o final desse ano.
No mesmo período receberá outros 100 caminhões do modelo e-Delivery em parceria com a Volkswagen, onde o contrato prevê a aquisição de 1.600 unidades.
O e-Delivery é um modelo de caminhão elétrico de pequeno porte da Wolkswagen, com foco em atender grandes redes varejistas e exportações.
A Ambev anunciou também que a FNM – Fábrica Nacional de Mobilidade produzirá mil veículos elétricos para a empresa, cuja meta é eletrificar metade da frota até 2025.
Outras grandes empresas varejistas, também estão investindo em caminhões elétricos
O primeiro veículo nacional voltado para o transporte urbano de cargas e movido à eletricidade, foi lançado em julho pela Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A Coca-Cola Femsa, JBS e Boticário também estão entre as primeiras a adotarem os modelos elétricos no Brasil.
Coca Cola FEMSA Brasil
A Coca-Cola do grupo FEMSA Brasil adquiriu da Volkswagen Caminhões e Ônibus, 20 unidades do recém-lançado caminhão leve 100% elétrico e-Delivery, dando mais um importante passo em relação à sustentabilidade.
Ian Craig, CEO da companhia no Brasil, informa que a aquisição das unidades do modelo de 14 toneladas, reflete a estratégia de mobilidade sustentável da companhia, que tem por objetivo reduzir o impacto de motores à combustão no meio ambiente em sua rede de distribuição. As entregas ocorrerão também até o fim desse ano.
Grupo JBS
A JBS se compromete a zerar suas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2040, reduzindo a intensidade de emissões diretas e indiretas e compensando toda a emissão residual.
O modelo da JAC é o primeiro a rodar na indústria de alimentos refrigerados do Brasil.
Grupo Boticário
Boticário divulgou seu plano que inclui a utilização apenas de veículos elétricos. A meta é que toda a sua frota seja 100% mais sustentável até 2025.
A sua rede logística de São Paulo e região metropolitana, estão recebendo os primeiros 14 veículos elétricos já nessa semana. Até o final do ano, o modelo sustentável se expandirá para Curitiba e Belo Horizonte.
No Brasil o processo de eletrificação dos veículos de carga e transporte é novo, porém, cresce consideravelmente
A eletrificações dos transportes de carga e passageiros no Brasil ainda é considerado um movimento recente e que esbarra em custos, baterias e infraestrutura de carregamento. Apesar disso, as crescentes aquisições por empresas e grupos de peso, demonstram uma tendência mundial e essas companhias estão dando uma resposta importante e inovadora ao governo brasileiro, sem precedentes!
Dessa forma, para cada veículo a diesel retirado das ruas, cinco toneladas de CO₂ (monóxido de carbono) deixam de ser emitidas a cada mês, conforme notificado no site da JBS. Além disso, o custo operacional de um caminhão elétrico é até três vezes menor do que o VUC – Veículo Urbano de Carga movido à combustão.
Redação – Brasil do Trecho
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