Curiosos reajustes contratuais
Entrando em seu penúltimo mês de concessão, os atuais contratos de pedágio tem várias queixas sobre os valores cobrados para percorrer a rodovia do estado.
Contratos realizados no ano de 1997, criaram um índice próprio de reajuste que, além da inflação, considera a evolução no preço de insumos utilizados pelas concessionárias, como fluxo de veículos nas rodovias, asfalto etc e desta forma, o valor acumulado das tarifas ficou muito acima da inflação, fazendo o preço do pedágio quintuplicar no período.
Basta verificar a inflação acumulada de 1998 (ano de início da cobrança do pedágio) até dezembro do ano anterior (data do último pedido de reajuste) é de 279% pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Sendo assim, se aplicássemos a tarifa média que era de 3,00 reais no início, o valor médio atual deveria ser 11,37 reais.
Porém, utilizando-se a forma calculada por índices próprios além do IPCA, o pedágio médio cobrado atualmente é de 16,30 reais, ou seja, 5,4 vezes mais que no início da concessão e representa uma alta de 440%, valor 43% acima da inflação.
A tarifa de Jataizinho está ao valor de 26,40 reais, sendo considerada 613% a mais que 3,70 cobrados em 1998. Aplicando-se o IPCA o valor deveria ser atualmente 10,30 reais. Logo, constata-se que teve o percentual de 156% acima do valor reajustado considerando-se a inflação somente.
Existem situações semelhantes em São José dos Pinhais, que liga Curitiba a Paranaguá. A tarifa inicial que era 3,80 reais e pela inflação, deveria ser atualmente 14,40 cobrados pela concessionária ECOVIA. Porém, quem passa hoje pelo pedágio esta pagando 23,30, uma alta de 510% do valor inicial, ou aproximados 60% acima, considerando-se somente o IPCA.
Concessionárias Paranaenses tem lucro 15 vezes maior em relação ao primeiro ano contratual
Seis das concessionárias que administram as rodovias Paranaenses, nesses últimos 24 anos tiveram lucros surpreendentes. Se só considerarmos os aumentos da inflação (IPCA) já causa espanto, imaginem comparados aos faturamentos das concessionárias. Em 1999 arrecadaram 165 milhões de reais e em 2020 arrecadaram 9,930 bilhões de reais, ou seja, 15 vezes mais.
Governo do Paraná reage
Novo modelo de concessão de controle de rodovias do governo do Paraná poderá resultar na redução de 50% dos valores dos pedágios em relação às tarifas atuais, dentre outras melhorias.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário