Como explicar o motivo dos combustíveis terem baixado tanto seus preços no início da pandemia do Covid 19, se o dólar estava alto! Veja abaixo o porquê disto ter ocorrido!
Os preços dos combustíveis despencaram na época, bem no início da pandemia
Naquele período, os valores dos combustíveis em geral despencaram a partir de fevereiro de 2020, retornando a crescer depois de maio. Isso ocorreu no mundo todo por causa da pandemia do Covid 19.
As medidas de isolamento social acarretaram uma drástica diminuição do consumo de combustíveis, tanto para o transporte quanto para a indústria.
A redução drástica da procura puxou os preços para baixo e fez com que sobrasse estoque do produto. O petróleo chegou até ser negociado a valores negativos, pois sem ter onde estocá-lo, muitos investidores preferiram pagar para não receber os barris comprados.
Com a gasolina e o diesel bem mais baratos, o álcool teve que baixar de preço também.
O diretor técnico da Unica – União da Indústria de Cana-de-açúcar, informa que o setor acumulou prejuízos naquele período, vendendo abaixo do preço de custo.
Com a gasolina e a demanda do etanol em alta, os preços consequentemente aumentaram e os prejuízos foram sanados.
Hoje os combustíveis voltaram a ser vendidos, com margens positivas, tanto o etanol, quanto a gasolina e o diesel.
Então, qual o aprendizado que podemos tirar disso tudo que ocorreu no início da pandemia?
Se os combustíveis voltaram a subir é porque há gente disposta a pagar esse valor. O consumidor é também um regulador do mercado!
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário