Foto: Reprodução / Arquivo pessoal
Em uma profissão onde a dominação é praticamente 100% masculina, algumas mulheres se destacam no ramo mostrando que esse paradigma já ficou para trás.
Para quem pensa que mulheres comandando o volante nas estradas é algo muito recente, está enganado. Tudo isso começou com um nome: Neiva Chaves Zelaya.
Conhecida como a primeira caminhoneira do país, Neiva Chaves nasceu no estado de Sergipe no ano de 1925 e começou a fazer fretes por todo o Brasil após ficar viúva e montar uma loja de artigos fotográficos.
Sua história no universo das estradas começou no estado de Goiás e seguiu até a capital federal que estava em construção.
Em Brasília usou sua experiência com as quatro rodas e trabalhou como motorista profissional prestando serviços a empreiteiras, onde ganhou o título de primeira caminhoneira do país.
Durante a construção de Brasília, Zelaya trabalhou duro dirigindo de 12h a 14 horas por dia na futura capital federal.
Após a inauguração da cidade ela descobriu ter um dom e seguiu outro caminho: O da Mediunidade.
Neiva fundou a comunidade religiosa intitulada Vale do Amanhecer em Planaltina(Cerca de 58 Km de Brasília), Distrito Federal, que existe até os dias de hoje.
A primeira caminhoneira do país morreu aos 60 anos por problemas respiratórios em 1985. O seu legado continua no meio religioso e como a pioneira das mulheres nas estradas do Brasil.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário