Esse inovador sistema reduz o esforço do cavalo mecânico, podendo gerar uma economia de até 25% no consumo de combustível.
É a carreta que passa a ajudar o caminhão
A Fenatran, ou Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, é uma feira de exposições que ocorre em todos os anos ímpares no Parque Anhembi, na cidade de São Paulo.
O primeiro semirreboque com tração elétrica (batizado como Hybrid R) está sendo apresentado pela Randon na Fanatran em que o sistema foi desenvolvido em parceria com a Suspensys e com o Centro Tecnológico Randon.
O sistema pode ser instalado em qualquer implemento da marca, porém ainda é um conceito. Ele utiliza a energia recuperada em descidas e frenagens para depois ser utilizada em trechos de subidas.
Esse inovador sistema reduz o esforço do cavalo mecânico, podendo gerar uma economia de até 25% no consumo de combustível, dependendo da carga.
Essa tecnologia é totalmente disruptiva (inverte a lógica) porque é a carreta que passa a ajudar o caminhão com ganhos operacionais efetivos ao cliente e a natureza, comenta Daniel Random, CEO das Empresas Randon.
A tecnologia utiliza armazenamento e regeneração de energia elétrica. Ela foi inspirada no sistema Kers, presente nos veículos de Fórmula 1.
A previsão da Randon é colocar o sistema a venda no mercado nacional e internacional, mas ainda sem data para ser comercializado.
Redação – Brasil do Trecho
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