Caminhão

Aquaplanagem: Cuidado redobrado em época de chuva

Efeito em que o condutor perde total controle do veículo

O fim de ano está chegando e com ele vem as fortes chuvas. Em um período intenso chuvoso se intensificam os desastres naturais nas estradas e a aquaplanagem pode oferecer um grande risco de acidente.

O normal de um trajeto em uma rodovia é o atrito entre o pneu e o solo(asfalto), com o fenômeno de aquaplanagem a água entra entre o pneu e o solo diminuindo esse atrito onde o motorista perde um pouco da sua autonomia na direção do veículo.

O caminhão ganha autonomia se deslocando para uma direção diferente do comando do motorista.

Veja algumas dicas de como se livrar de um acidente nessa situação. 

1. Distância

Mantenha a distância obrigatória entre o veículo que está à sua frente.

2. Velocidade 

Se atentar a velocidade, uma freada brusca ou uma parada inesperada pode se tornar um acidente caso a velocidade esteja elevada ou muito reduzida respectivamente.

3. Pneus

Pneus de boa qualidade e correto para o modelo de seu veículo podem ser grandes aliados quando o atrito com o solo se perde por água.

4. Manobras perigosas

Manobras perigosas por si só já trazem um risco a segurança, caso ocorra uma aquaplanagem onde o motorista perde a autonomia da direção por alguns instantes, uma tragédia pode acontecer por infração do caminhoneiro.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto