Saúde mental até que ponto pode afetar a vida dos caminhoneiros?

Saúde mental até que ponto pode afetar a vida dos caminhoneiros
Foto: Marco Cavalcanti

Com um trabalho muito estressante, os motoristas precisam saber muito bem como lidar com essa situação

Quando se fala em saúde, as empresas se resguardam limitando-se ao atendimento médico para o corpo com exames periódicos obrigatórios que reforçam a capacidade de execução para as atividades de direção. 

A saúde psicológica é deixada de lado e muita das vezes não é levada a sério como deveria. O stress diário, os problemas nas estradas, distância de seus entes queridos, tudo isso traz consequências muito graves à saúde do caminhoneiro.

Veja uma lista de sintomas que podem indicar que a saúde mental do nosso amigo das estradas não está legal.

▪︎Fadiga;

▪︎Sonolência;

▪︎Irritação;

▪︎Noites mal dormidas;

▪︎Stress;

▪︎Desânimo;

︎Ansiedade.

O excesso de trabalho, emprego sem uma estrutura adequada e salubridade mínima afeta a mente dos profissionais que hoje precisam continuar trabalhando mesmo passando por problemas que muitas vezes permanecem ocultos dentro de si.

Com um investimento a mais no próprio caminhoneiro, as empresas poderão evitar com que acidentes ocorram devido a distração, menos reparos nos veículos, já que os motoristas estarão mais atentos nas viagens, e continuarão mantendo o seu quadro de profissionais íntegro e intacto com colaboradores que são fiéis a suas instituições.

Infelizmente doenças de cunho emocional e transtornos mentais podem afastar o trabalhador de seu emprego e levar à morte caso não sejam bem assistidos.

Redação – Brasil do Trecho