Dicas para motorista

Você sabe a diferença do diesel S10 e o diesel S500?

Veja a diferença entre os dois tipos de diesel mais comuns no mercado

Veja as diferenças entre os dois tipos!

Através da destilação do petróleo obtém-se o óleo diesel. São diversos os segmentos que utilizam o óleo diesel no Brasil, sendo o combustível mais utilizado no país.

Seu desempenho consegue ser superior a outros produtos e suas aplicações são diversas, como empresas, indústrias, postos, ônibus, trens, transportes marítimos etc.

O diesel mais comum e acessível no mercado é o S500 e o S10. Saiba coo diferenciá-los.

  1. Diesel S500

Vulgarmente conhecido como diesel comum, ele tem esse nome pois sua composição possui 500 partes de enxofre por milhão, tendo o teor máximo de enxofre. Esse óleo possui o nível de cetano mínimo de 42 e quanto menor for esse número, maior será o atraso de ignição, o que significa que seu desempenho é inferior à do seu parceiro, o S10. 

Esse tipo de óleo diesel pode corroer as peças do motor e danificá-lo com maior facilidade, por isso, ele é recomendado apenas para os modelos de automóveis fabricados antes de 2012. 

A cor avermelhada é característica desse produto, mas pode variar entre alaranjado e amarelado, em oposição ao S10, que é incolor.

  1. Diesel S10

Em virtude do Brasil ter uma maior preocupação com a qualidade do ar e com o impacto da poluição no meio ambiente causado por partículas de enxofre, um óleo diesel inovador e com baixo teor deste, começou a ser comercializado no país. Ele vêm adicionado com 8% de biodiesel e seu teor máximo de enxofre de 10mg/kg, o diesel S10 consegue diminuir consideravelmente a emissão de partículas nocivas na atmosfera. 

Seu nível de cetano é 48, o que ajuda na ignição e desempenho do motor. Face a uma presença maior de hidrogênio, ele dissolve sujeiras mais facilmente, dificultando o desgaste do motor, sendo indicado para motores de veículos fabricados após 2012.

Os dois tipos de diesel são comercializados no Brasil e a utilização deles depende de fatores como idade do motor e para qual atividade o veículo será utilizado.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto