Segmento tem muitos motoristas gostam, porém, os risco em acidente grave são grandes
Não é de hoje que os caminhões arqueados viraram moda entre alguns caminhoneiros que desconhecem a palavra limite quando o assunto é levantar a traseira do veículo.
Quando se faz essa alteração no caminhão, alguns problemas se evidenciam como a redução da estabilidade, a facilidade de tombamento e saída das pistas, o veículo se torna uma verdadeira máquina mortífera no trânsito.
Essa elevação traseira nos caminhões ocorre com arqueamento no feixe de mola e a utilização de calços ou lâminas na suspensão traseira, em alguns casos para que a elevação seja mais nítida é feito o rebaixamento da suspensão dianteira.
Um reforço de 5 a 6 molas é acrescentado de 10 a 15 cm na traseira, o que gera um valor em torno de R$ 8.000,00, mas o que vemos nas pistas no dia a dia é um verdadeiro exagero, caminhões arqueados em até 2,10 metros e motoristas que pagam até R$ 20.000,00 por essas alterações.
Uma das opções pelo arqueamento, pode ser dizer ser o valor do diesel, que com o preço do combustível tão caro, é necessário reforçar as molas para poder levar mais carga já que a suspensão não está preparada para receber nem mesmo a carga padrão.
De acordo com a legislação, veículos com peso bruto Total superior a 3.500 kg devem:
- Não ultrapassar dois graus de nivelamento da longarina a partir de uma linha horizontal;
- O dono do veículo deve ter o certificado de segurança veicular -CSV- emitido por instituição técnica credenciada pelo Inmetro e uma inspeção válida que comprove a segurança na mudança do sistema de suspensão;
- A mudança deve ser registrada no Detran e constar no certificado de registro e licenciamento do veículo(CRLV).
Redação – Brasil do Trecho