Dicas para motorista

Depois desses quatro motivos você nunca mais vai utilizar a banguela

Entenda os motivos que prejudicam o seu veículo ao trafegar com de ponto morto

Uma prática muito usada por motoristas é a banguela, ato em que os condutores andam com carro desengatado e sem tração.

A atitude é antiga e funcionava em carros carburados onde realmente economizam combustível em ponto morto. Será que hoje em dia essa economia acontece?

Vamos te mostrar quatro erros ocasionados por andar na banguela.

  • Proibida

De acordo com o artigo 31 do inciso IX do Código de Trânsito Brasileiro(CTB) a prática da banguela é considerada uma infração média com penalidade de 4 pontos na carteira e multa de R$ 130,16.

  • Desgaste

A prática em andar desengrenado principalmente em vias em declive gera mais desgastes nos freios que ficam sobrecarregados e poderão até parar de funcionar.

  • Segurança

É muito mais seguro você está com carro engatado, assim terá o controle do que precisa ser feito, acelerar ou frear, coisa que com carro em ponto morto não pode acontecer.

  • Combustível

Se você acha que a banguela economiza combustível, se enganou. A injeção eletrônica entende que quando o carro desce em movimento neutro ele está quase parando. Para que isso não aconteça o carro “pensa” que é necessário injetar mais combustível, acabando com a ilusão de economia do líquido.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto