Uma prática muito usada por motoristas é a banguela, ato em que os condutores andam com carro desengatado e sem tração.
A atitude é antiga e funcionava em carros carburados onde realmente economizam combustível em ponto morto. Será que hoje em dia essa economia acontece?
Vamos te mostrar quatro erros ocasionados por andar na banguela.
De acordo com o artigo 31 do inciso IX do Código de Trânsito Brasileiro(CTB) a prática da banguela é considerada uma infração média com penalidade de 4 pontos na carteira e multa de R$ 130,16.
A prática em andar desengrenado principalmente em vias em declive gera mais desgastes nos freios que ficam sobrecarregados e poderão até parar de funcionar.
É muito mais seguro você está com carro engatado, assim terá o controle do que precisa ser feito, acelerar ou frear, coisa que com carro em ponto morto não pode acontecer.
Se você acha que a banguela economiza combustível, se enganou. A injeção eletrônica entende que quando o carro desce em movimento neutro ele está quase parando. Para que isso não aconteça o carro “pensa” que é necessário injetar mais combustível, acabando com a ilusão de economia do líquido.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário