
Foto: Reprodução / Internet - Ilustrativa
A 16º Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais não voltou atrás e manteve a decisão da comarca de Betim onde o caminhoneiro autônomo que prestava serviços a Dominalog Express Logística Integrada Ltda teve que arcar com diversas viagens no valor do pedágio e ainda enfrentar demora para descarregar mercadoria.
O valor da indenização foi acertado em R$ 115.000,00 pela falha na aplicação da lei que defende o transporte de carga e mais R$ 24.983,40 pela situação no atraso do descarregamento do caminhão.
O caminhoneiro alega que em vários fretes realizados para a empresa teve que arcar com valor de pedágio obrigatório e o seu sustento vem unicamente do transporte autônomo de cargas prestando serviços de frete, ou seja, levou prejuízo.
O profissional também alegou que havia diversos atrasos no descarregamento da carga transportada, inclusive entre 9 de Janeiro de 2018 a 18 do mesmo mês ficou parado esperando que a transportadora providenciasse a descarga da mercadoria.
A empresa ainda tentou se defender alegando que o valor do vale pedágio estava embutido no que o caminhoneiro ganhava para realização do frete. O juiz responsável pelo caso, Adalberto José Rodrigues Filho, declarou que a transportadora não apresentou provas que comprovem o que haviam dito, enquanto o caminhoneiro autônomo conseguiu provar que ficou nove dias esperando descarregar o veículo.
Conforme a lei que rege o transporte, o valor do pedágio tem que ser a parte do valor do frete, algo que a empresa não conseguiu comprovar que havia feito.
Outra norma afirma que o profissional deve esperar até às 5 horas para descarregar o caminhão, e neste casa o caminhoneiro esperou 216 horas e precisaria receber o valor das 211 horas restantes.
Redação – Brasil do Trecho
Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…
A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…
A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…
Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…
Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…
A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…
Este site utiliza cookies.