Enquanto os consumidores estão sofrendo com o preço dos combustíveis no bolso, a Petrobras bate recorde em lucros no fechamento do ano de 2021.
A estatal terminou o ano passado com 106 bilhões de reais de lucro, um recorde dentro do governo Bolsonaro e nos últimos três governos do Brasil.
Desde o início da operação lava jato as ações da Petrobras se desvalorizaram seguidas da queda de lucros, chegando a alcançar saldo negativo nos anos de 2014, 2015 e 2016.
Após esse período, o lucro da estatal teve o primeiro recorde no ano de 2019 atingindo 40,1 bilhões de reais. Teve queda no ano de 2020 chegando a 7,1 bilhão e no ano de 2021 alavancou com 106,7 bilhões de reais.
Esse crescimento se deve a vários fatores incluindo a política de preço adotada em 2016 pela estatal, que usa preço de paridade de importação (PPI) onde o valor e todas as mudanças que o mercado externo sofre, são repassados para o mercado interno.
Vale ressaltar que o ano de 2021 também bateu recorde em altas consecutivas no preço dos combustíveis onde a gasolina subiu 11 vezes e o diesel 09.
A estatal afirma que esse grande resultado se deve a valorização do preço do barril de petróleo e recorde na produção e vendas de alguns combustíveis, em especial do diesel S10.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário