No porto de Santos caminhoneiros pensam em deixar a profissão

Queda nos lucros vem desestimulando prosseguir com a profissão.

Vários caminhoneiros pensam seriamente em deixar a profissão

A alta dos preços dos combustíveis, a política que só faz aumentar, a vontade do governo de continuar a não intervir nos aumentos, dentre vários outros fatores que fazem com que os caminhoneiros pensem em deixar a profissão.

Profissionais do Porto de Santos desabafam que chegam a ficar fora de casa por meses para não levar quase nada para a família e muitos já pensam em desistir da profissão.

Os caminhoneiros alegam que a alta do diesel já não permite que eles tenham lucro e com isso não conseguem nem fazer mais as manutenções necessárias em seus veículos que caem aos pedaços.

Tristes e com um sentimento de derrota, eles alegam que o governo federal, como muitos outros governos anteriores simplesmente esqueceram da categoria e pouco fizeram para valorizarem seus direitos.

Caminhoneiros com mais de 35 anos de experiência agora procuram vagas em filas de emprego, juntando-se a milhares de outras pessoas desempregadas que desesperadamente, buscam sustentar suas famílias.

Não existe um projeto nacional que recupere o trabalho para os recém desempregados, que atraia mais investimentos para o país para que este volte a crescer. A venda das estatais fazem aumentar a fila do desemprego, sem ter uma alternativa para absorver o trabalhador que perdeu seu emprego.

Ao invés do governo federal investir nas refinarias criando alternativas futuras e a longo prazo de sustentação do poder de refino do nosso petróleo, que não produz somente combustíveis como gasolina e o diesel, mas vários outros subprodutos derivados também, porém as mesmas estão sendo vendidas para o mercado externo, perdendo não só empregos mas a nossa capacidade tecnológica e o crescimento no setor também.

É uma pena que tenhamos permitido isso, seguindo nesse cainho alegam vários líderes dos caminhoneiros, que participaram da greve geral de 2018 e que estão prestes a iniciarem uma nova paralização, face ao absurdo que nossos irmãos de estrada estão sendo obrigados a passar.

Os caminhoneiros autônomos alegam que os esforços deste governo, não trazem recompensas para quem quer seguir a profissão de caminhoneiro, tão pouco renovam a classe com a atração de jovens destemidos. O que fazem é desestimular toda uma cadeia produtiva que tende a ter prejuízos com os aumentos dos combustíveis, pois o consumo também diminui em todos os níveis.

Até as viagens mais rentáveis de longa distância para os estados como Mato Grosso e Rondônia, com fretes cobrados em torno de R$ 30 mil reais, já não compensam mais.

Um caminhoneiro morador de Santos considera essa vida de quem pega as estradas diariamente, sofrida e ingrata, pois já não tem mais perspectiva de um futuro melhor, afirma.

Mais uma vez devemos ser fortes e enfrentarmos o problema de frente, pois a vez das urnas está chegando e devemos colocar representantes de verdade, que protejam os desempregados com a renovação de novas vagas e trabalho, para que a economia volte a crescer também.

Redação – Brasil do Trecho – Com informações da : A Tribuna

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

4 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

5 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

5 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

5 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

5 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

5 horas atrás