Caminhoneiro

Transportes brasileiro já sente efeito da guerra entre Ucrânia e Rússia

Conflito entre Ucrânia e Rússia desencadeia aumento dos combustíveis

A guerra que se instaurou entre Ucrânia e Rússia pode gerar reflexos inestimáveis em vários outros países do planeta, inclusive no Brasil. O país mantém grandes relações no comércio com a Rússia onde vários produtos são oriundos do país asiático/europeu.

Com o conflito, a exportação deve ter grande queda enfatizando parte dos adubos e fertilizantes usados no Brasil,  gerando um enorme prejuízo para o agronegócio, além de uma perda de safra que posteriormente irá aumentar o preço dos produtos no mercado interno atingindo em cheio a população.

Outro produto que pode sofrer com o conflito são os combustíveis, já que parte dos óleos derivados do petróleo são provenientes dos Estados Unidos, país que compõem a OTAN(Organização do Tratado do Atlântico Norte), união de países que se defendem caso haja necessidade real, e a Ucrânia recebeu um convite recentemente para se integrar ao bloco.

Essa atitude foi uma ameaça ao presidente russo Vladimir Putin, que não poupou palavras contra o país norte-americano.

Para se entender melhor, qualquer membro da OTAN que seja afetado com o conflito automaticamente afetará aos outros países do grupo já que um compromisso de irmandade impera na OTAN, ou seja, reflexos da guerra chegaram no Brasil.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto