Último cara chata americano, o Freightliner Argosy

Foto: Reprodução de video

Ao contrário do Brasil e Europa, o modelo americano de caminhão adotou os caminhões bicudos.

Modelo cara-chata foi atualizado na época e era considerado uma sensação da marca

Veja esse vídeo que demonstra a história do Freightliner Argosy (cara-chata) nos Estados Unidos, considerado um dos últimos modelos que foram fabricados por lá.

Em 1998 chegava um modelo moderno e atualizado de cara-chata, o Freghtliner Argosy, contrastando com suas cabines avançadas em concorrência com as marcas americanas que dominavam o mercado por lá, perdurando até 2020.

A empresa Freightliner Corporation, fundada nos EUA – Estados Unidos da América em 1942, sucedeu a Consolidated Freightways que fabricava caminhões desde 1929, com cabines bem avançadas para a época.

Em 1942 eles lançaram uma cabine totalmente em alumínio.

Em 1951 firmou acordo com a White Motor Company, um dos maiores fabricantes de caminhões do mercado americano na época e passou a vender seu modelo sob a marca White Freightliner.

Em 1953, existia uma versão com cabine dormitório elevado denominada “Shovelnose”.

De 1958 a 1976, o design da cabine foi modernizado com basculamento 90º para frente para acesso ao motor.

Em 1981 a marca Freightliner foi vendida para a Daimler-Benz e a série de cabines avançadas serie FLT seguiria até 1986.

Em 1996 a Freightliner renovava seus modelos de caminhões, com novos designers, mais aerodinâmicos, seguros e tecnológicos.

YouTube video

Em 1998 estreava o modelo Freightliner Argosy, destinado a substituir as antigas séries, tornando-se a terceira geração de cabovers basculantes. A aposta da empresa era que o novo modelo de cabine iria decolar, mas não foi isso que ocorreu, pois as vendas começavam a declinar, encerrando as vendas nos EUA e no Canadá, após o ano de 2006.

As exportações para a Austrália, Nova Zelândia e África do Sul continuavam e estariam mantidas, chegando também aos países da América do Sul, como Chile e Paraguai.

Em 2012, a empresa lançou uma segunda geração do modelo Argosy e que traziam extensas atualizações de design, aerodinâmica, refrigeração entre outras melhorias.

Em 2020 o Argosy também teve sua produção encerrada, após 22 anos, onde a proprietária da marca, a Daimler, já possuía um modelo próprio para exportação.

Veja o vídeo na íntegra e conheça toda a história desse fantástico modelo em que possuía uma das cabines mais sofisticadas do mundo!

Redação – Brasil do Trecho